O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires, no final da manhã desta segunda-feira (23). Após a reunião, é esperada uma declaração conjunta à imprensa. Também devem ser assinados acordos entre os dois países.
Segundo o Palácio do Planalto, vários temas vão ser tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos. Além disso, um artigo assinado de forma conjunta pelos dois presidentes confirma a intenção de criar uma moeda comum sul-americana para transações tanto comerciais quanto financeiras.
Ainda nesta segunda-feira, Lula se encontra com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, às 16h. Para o secretário de Américas do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Michel Arslanian Neto, o encontro de Lula com Maduro é "natural", após o governo brasileiro determinar a reabertura da embaixada em Caracas.
Lula chegou na Argentina no domingo (22), sendo essa a primeira viagem internacional desde que assumiu o novo mandato. Nas redes sociais, o presidente afirmou: "Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul".
Antes da reunião na Casa Rosada, sede do governo argentino, Lula participa de uma oferenda de flores na Plaza San Martín. À tarde, a agenda presidencial prevê encontro com empresários. À noite, o presidente deve ir a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner.
Segundo o Planalto, seis ministros acompanham Lula na viagem: Mauro Vieira (Relações Exteriores); Fernando Haddad (Fazenda); Nísia Trindade (Saúde); Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).
Além disso, nesta terça-feira (24), Lula deve participar da 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Há a expectativa de encontros bilaterais com outros países, mas as agendas ainda não foram divulgadas.
Veja agenda completa:
- 10h30: cerimônia de oferenda floral no Monumento ao Libertador General José de San Martín
- 11h: reunião com o Presidente da República Argentina, Alberto Fernández
- 12h15: cerimônia de assinatura de atos
- 12h40: declaração à imprensa
- 13h15: almoço de trabalho oferecido pelo Presidente da República Argentina, Alberto Fernández
- 15h: cerimônia de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Argentina
- 15h30: cumprimentos às representantes das Mães e Avós da Praça de Maio
- 16h: encontro com o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro
- 19h15: inauguração da Mostra Fotográfica Povos Originários – Guerreiros do Tempo, de Ricardo Stuckert
- 19h30: apresentação musical em celebração à Irmandade Brasil-Argentina