Os acampamentos de militantes bolsonaristas começaram a ser desmontados em todo o Brasil nesta segunda-feira (9). Em Porto Alegre, já não são vistas barracas nem manifestantes na Rua Padre Thomé, contígua ao QG do Comando Militar do Sul. Em Santa Maria, na região central do Estado, o acampamento também foi desmobilizado nesta manhã.
O grupo de bolsonaristas estava acampado em frente à sede da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, no centro de Santa Maria. Os militantes estavam no local de forma contínua desde outubro de 2022. A exceção foi o dia 2 de janeiro, após a posse de Lula, quando a estrutura chegou a ser desmontada, mas foi novamente erguida no dia seguinte.
No último sábado (7), dia anterior aos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no domingo (8), ainda havia concentração de pessoas no local. Cerca de cem militantes bolsonaristas seguiam reunidos em frente à 6ª Brigada de Infantaria Blindada.
Na manhã desta segunda, por volta das 11h30min, havia apenas cerca de 10 pessoas no local, que estavam desmontando as duas últimas tendas que restavam no acampamento. Policiais da Brigada Militar acompanhavam a ação.
Em Brasília, o acampamento de militantes bolsonaristas em frente ao QG do Exército também foi desmontado nesta manhã. Cerca de 1,2 mil pessoas foram detidas no local, e pelo menos 40 ônibus lotados deixaram o acampamento com destino à superintendência da Polícia Federal (PF).