A três dias da posse no governo o Estado, Eduardo Leite confirmou mais dois secretários no início da tarde desta quinta-feira (29). Em postagem em uma de suas redes sociais, Leite anunciou o nome de Giovani Feltes (MDB) à frente da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e a permanência de Marjorie Kauffmann na Secretaria de Meio Ambiente.
Deputado federal em segundo mandato, Feltes tem 65 anos e concorreu à reeleição em outubro, mas ficou na suplência do MDB. Formado em Gestão Pública, foi três vezes prefeito de Campo Bom e três vezes deputado estadual.
No governo de José Ivo Sartori (2015-2018), foi secretário da Fazenda no período mais crítico das finanças estaduais, enfrentando sucessivos atrasos no pagamento dos salários aos servidores. Com sua indicação, o MDB se iguala ao PSDB na ocupação do primeiro escalão, com cada partido chefiando três pastas.
Já Marjorie faz parte das indicações técnicas. Ligada ao chefe da Casa Civil e ex-titular do Meio Ambiente, Artur Lemos, a nova secretária tem 40 anos e é graduada em Engenharia Florestal, com doutorado em Geociências pela Unicamp. Na iniciativa privada, atuou em projetos de infraestrutura, como estradas, pontes e hidrelétricas.
Foi diretora da Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado e, no primeiro mandato de Leite, presidiu a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), entre 2019 e 2022. Assumiu a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura em abril, durante a reforma do secretariado para as eleições.
No cargo, deve atuar em sintonia com Lemos. Em novembro, ambos estiveram na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), realizada no Egito, apresentando projetos gaúchos para o ambiente.
Com as duas nomeações, Leite completa 20 dos 26 postos do primeiro escalão. Seguem sem definição os ocupantes das pastas do Planejamento, Turismo, Inovação, Justiça, Habitação e Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.