Em nova atualização da equipe de governo, o governador reeleito Eduardo Leite anunciou no fim da tarde desta quinta-feira (29) o nome do futuro secretário de Turismo. A pasta será comandada pelo ex-deputado federal Vilson Covatti (PP). Na ocasião, Leite também confirmou o retorno do deputado estadual Frederico Antunes (PP) à liderança do governo na Assembleia.
Advogado, Covatti tem 65 anos. Ex-vereador, deputado estadual por três mandatos e duas vezes deputado federal, estava afastado dos cargos públicos desde 2014, quando não concorreu a reeleição para abrir caminho ao filho, Luís Antonio Covatti, o Covatinho.
A chegada do patriarca ao secretariado marca o retorno da família ao governo Leite. No primeiro mandato, Covatinho e a mãe, a deputada estadual Silvana Covatti, ocuparam a Secretaria da Agricultura. Na campanha eleitoral deste ano, desde o início a família manifestou descontentamento com a candidatura de Luis Carlos Heinze. No segundo turno, quando o PP apoiou Onyx Lorenzoni (PL), o trio decidiu abrir o voto para Leite.
O mesmo comportamento foi adotado por Frederico Antunes, que já havia atuado como líder do governo na Assembleia durante quase todo o primeiro mandato de Leite. Na função, conduziu a aprovação de 242 projetos do Piratini, sem jamais sofrer derrotas em plenário. Aos 54 anos e formado em agronomia, Antunes foi eleito para o sétimo mandato consecutivo como deputado estadual.
Mais cedo, Leite já havia anunciado os nomes de Giovani Feltes para a Secretaria da Agricultura e de Marjorie Kauffmann para o Meio Ambiente. Até agora, já foram indicados os titulares de 21 das 26 pastas do primeiro escalão. Seguem indefinidos os secretários do Planejamento, Inovação, Justiça, Habitação e Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.