Com cartazes em inglês com os dizeres Brazil was stolen (Brasil foi roubado) e um boneco do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes preso em uma cela, manifestantes deixaram um posto de gasolina na localidade de São Brás, na Rota do Sol, rumo ao centro de Caxias do Sul no começo da tarde deste sábado (12).
A convocação foi realizada por meio das redes sociais e convidava caminhoneiros, motociclistas e motoristas de vans, camionetes, quadriciclos e automóveis antigos para participarem do ato. A concentração iniciou bastante tímida com a presença de apenas três tratores e algumas caminhonetes.
Por volta das 13h, perto da saída do grupo rumo aos Pavilhões da Festa da Uva, mais veículos chegaram e cerca de 20 tratores aguardavam para deixar o estacionamento do posto, ainda em São Braz. Contra o resultado das eleições, eles se encontrariam ainda no caminho com um novo grupo vindo de Flores da Cunha.
O destino final dos manifestantes identificados com as cores da bandeira do Brasil é o centro de Caxias do Sul. Manifestação semelhante ocorreu no 7 de setembro em Caxias, à época com mais veículos participantes.