O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, manterá a tradição iniciada pelos seus antecessores e transmitirá o cargo, por dois dias, ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Valdeci Oliveira. A previsão é de que o deputado do PT assuma como governador em exercício entre 15 e 16 de dezembro.
— É a demonstração de respeito entre os Poderes de Estado, mesmo tendo as suas independências e autonomias. Essa tradição demonstra a grandeza do processo democrático do RS — confirmou o presidente da Assembleia.
Como em oportunidades anteriores, a assunção ao cargo é estritamente simbólica.
— Nada do governo será modificado. O mais importante é a confiança política — resume Valdeci.
O Palácio Piratini foi procurado, mas ainda não confirmou quais atividades Ranolfo Vieira Júnior terá nos dias em que transmitirá o cargo a Valdeci.
Neste formato simbólico, ao assumir o posto temporário de governador, o presidente da Assembleia costuma organizar agendas institucionais, recebendo no Palácio Piratini agentes sociais e políticos.
Uma das pautas centrais de Valdeci é o combate à fome. Em sua gestão, a Assembleia tem liderado um projeto com demais poderes e órgãos de Estado para recolhimento de doações de alimentos e encaminhamento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Na primeira etapa do programa, foram arrecadadas mais de 200 toneladas. A segunda etapa será lançada em 30 de novembro.