O delegado federal gaúcho Andrei Augusto Passos Rodrigues, 52 anos, será o coordenador da equipe de segurança do pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente, Andrei é chefe da Divisão de Relações Internacionais da Polícia Federal (PF), em Brasília. O nome dele foi recomendado por petistas, que o conhecem desde a atuação na segurança da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2010.
A própria Dilma teria dado aval em relação ao nome do gaúcho para a segurança de Lula. Além de Andrei, mais dois delegados foram destacados para atuar na equipe: Rivaldo Venâncio e Alexsander Castro Oliveira.
Como o trabalho ainda não começou, os delegados não falam a respeito, mas o plano de segurança está pronto. O serviço só começa depois da convenção partidária, quando a candidatura será oficializada. Com relação a 2010, quando Andrei atuou na segurança da campanha de Dilma, o cenário atual é considerado muito mais crítico, segundo fontes da PF.
A análise de petistas e de policiais é de que há 12 anos havia embates e disputas no campo das ideias e hoje o contexto é de radicalização e violência.
Natural de Pelotas e delegado federal há quase 20 anos, Andrei ficou conhecido nacionalmente quando se tornou secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos - responsável pela segurança da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Andrei é mestre em Alta Gestão em Segurança Internacional pelo Centro Universitário da Guardia Civil da Espanha e Universidade Carlos III de Madrid.