Após a morte do vereador Mauro Zacher, 46 anos, neste domingo (26), o prefeito Sebastião Melo (MDB) e o presidente da Câmara Municipal, Idenir Cecchim (MDB), decretaram luto oficial de três dias em Porto Alegre. O parlamentar foi vítima de um mal súbito em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, enquanto participava de uma competição de natação na categoria etária master.
Ele chegou a ser socorrido depois do mal súbito e levado à uma Unidade de Pronto Atendimento local, na Praia do Futuro, mas não resistiu. Segundo a assessoria do parlamentar, ele foi vítima de uma parada cardíaca.
“A vida é mesmo um sopro. Recebemos a notícia do falecimento com choque e profunda tristeza. Estamos dedicados a dar todo suporte à família. O luto oficial é uma singela homenagem e reconhecimento à sua memória e contribuições a Porto Alegre, como parlamentar e gestor”, afirmou o prefeito Melo, que adiou uma viagem que faria neste domingo para Brasília, segundo comunicado emitido pelo executivo municipal.
O corpo de Zacher será trasladado de volta à capital gaúcha na segunda-feira, em voo da companhia Gol, que parte da capital cearense às 10h55min, com chegada prevista às 23h40min em Porto Alegre. Os detalhes dos atos fúnebres ainda não foram divulgados.
Por decisão da família, as córneas do parlamentar serão doadas.
Mauro Zacher foi eleito em 2004 para o primeiro de cinco mandatos consecutivos na Câmara Municipal de Porto Alegre. Além disso, foi secretário municipal de Juventude e de Obras neste mesmo período.