Fora do ar desde a madrugada desta segunda-feira (2), o "JE Digital", site específico para o serviço automatizado de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), deve voltar ao normal ainda nesta segunda-feira. Até às 17h, o link seguia inacessível. De acordo com a corte, a causa da queda se deve pelo rompimento de cabos de fibra óptica da empresa que fornece internet para o tribunal.
— A nossa expectativa é que a internet já tivesse retornado. Já passou do prazo contratual. Mas a empresa alega que a chuva está atrapalhando o trabalho de conserto — destaca o secretário da Tecnologia da Informação do TRE, Daniel Wobeto, que alega que a situação é "bastante frustrante", uma vez que faltam dois dias para o fim do prazo de emissão ou regularização do título de eleitor.
Apesar do "JE Digital" estar fora do ar, os interessados em regularizar o seu título podem ir até Central de Atendimento ao Eleitor (Rua Siqueira Campos, 805, no Centro Histórico de Porto Alegre). De acordo com a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor de Porto Alegre do TRE/RS, Tânia Marra, o movimento nesta segunda-feira foi dentro do esperado para um dia de chuva, com 120 atendimentos por hora e sem a formação de filas.
Quem busca atualizar ou emitir o título pela internet deve acessar o autoatendimento no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E, segundo Tânia, todos os pedidos serão processados. O importante é obter o número de protocolo até quarta-feira (4), às 23h59min, data-limite estipulada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – art. 91), que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito.