Faltando dois dias para o fim do prazo de emissão ou regularização do título de eleitor, o "JE Digital", site específico para o serviço automatizado de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), está fora do ar. De acordo com a corte, houve uma queda de servidor na madrugada desta segunda-feira (2).
A equipe de tecnologia trabalha para resolver a situação, mas, até as 11h, o link seguia inacessível. Quem busca atualizar ou emitir o título pela internet deve acessar o autoatendimento no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A data-limite é 4 de maio, prazo estipulado pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – art. 91), que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito, informa o TRE-RS. Na internet, é aceito o cadastro feito até as 23h59min da próxima quarta-feira.
Pela plataforma, o eleitor pode enviar a imagem — vale fotografar — dos mesmos documentos apresentados no formato presencial: identificação oficial com foto e comprovante de residência. Homens nascidos em 2003 precisam apresentar também o comprovante de alistamento militar.
Presencial em novo endereço
O atendimento presencial está regular e ocorre no novo prédio da Central de Atendimento ao Eleitor (Rua Siqueira Campos, 805, no Centro Histórico de Porto Alegre). Ainda há pessoas procurando o antigo edifício, na Avenida Padre Cacique, caso do motorista aposentado Flávio Antônio Cassol Londero, 57 anos.
— Vim buscar informações pra fazer o título da minha filha e não sabia que estava lá no Centro. Incentivo ela a votar desde cedo — disse.
Para acessar a Central de Atendimento ao Eleitor é exigido agendamento pelo site do TRE, que não teve qualquer instabilidade. O local teve o horário ampliado nesta semana: das 8h às 18h.
Às 10h30min desta segunda, a procura era intensa, com 140 atendimentos realizados. Apesar do forte movimento, não havia filas na rua.
— Tem uma grande estrutura. Tomando como base as eleições anteriores, montamos uma estrutura para atender 1,8 mil pessoas por dia — explica Tânia Marra, chefe da central.
O primeiro turno acontece no dia 2 de outubro, e eventual segundo, em 30 de outubro.
Mudanças
Devido à pandemia, o TSE anistiou quem não compareceu às urnas em 2020. Não é necessário pagar multa que seria gerada por não justificar a participação na última eleição. O registro de biometria também está suspenso por questões sanitárias. Maiores informações podem ser solicitadas no telefone 148.