Morreu nesta quinta-feira (10), aos 63 anos, o vereador Sidnei Matias Fagundes (PT), de Pelotas, no sul do Estado. Ele estava internado há 21 dias após sofrer um grave acidente de carro depois de ter um mal súbito. Sid, como era conhecido, foi a primeira pessoa com deficiência a ocupar o cargo de vereador no município.
No dia 20 de janeiro, o parlamentar se acidentou na Avenida Adolfo Fetter, em direção à praia do Laranjal. Com múltiplas lesões e comprometimento de órgãos, ele ficou internado inconsciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Francisco de Paula. O óbito ocorreu às 7h desta quinta.
Sid era portador de osteogênese imperfeita (OI), conhecida popularmente como "ossos de vidro", uma doença rara de origem genética, que é caracterizada em especial pela fragilidade dos ossos que acabam sofrendo fratura de repetição.
Filiado ao PT desde 2009, dedicou 40 anos de sua vida à causa de pessoas com deficiência e nanismo, lutando sempre por acessibilidade. Ele concorreu ao cargo de vereador nas últimas três eleições, ficando como suplente em 2012 e 2016 e se elegendo em 2020, com 1.065 votos. Carla Cassais (PT) irá ocupar a cadeira deixada por Sid.
A Câmara Municipal de Pelotas decretou luto oficial de três dias. Informações sobre velório e funeral ainda não foram divulgadas.