O governo do Estado promete investir, até o fim do ano, R$ 11,4 milhões no programa Avançar na Comunicação, apresentado nesta quinta-feira (24), no Palácio Piratini. O pacote inclui recursos para editais para projetos de incentivo à produção audiovisual, criação da Escola Gaúcha de Comunicação e modernização da infraestrutura de comunicação pública, a fim de dar mais transparência aos atos do poder público.
Desse total, R$ 1,5 milhão será destinado à criação da Escola Gaúcha de Comunicação, programa para oferecer cursos técnicos de comunicação, radiodifusão e audiovisual. Parte das vagas será destinada a jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social e egressos do sistema socioeducativo.
O governo ainda promete destinar R$ 500 mil para patrocinar editais de incentivo a empresas, projetos e produções jornalísticas com foco em aceleração de iniciativas jornalísticas, fact-checking (apuração e verificação de fatos e dados) e projetos de reportagem. Há ainda R$ 1 milhão para editais de incentivo à produção audiovisual.
A maior parte do montante previsto, de R$ 8 milhões, será destinada em obras e equipamentos para a TVE e a FM Cultura. Na lista de investimentos, estão a realização de obras para adequar o prédio da TVE ao plano de prevenção e proteção contra incêndios e a digitalização das retransmissoras da TVE no interior do Estado. O dinheiro também servirá para reformar o estúdio principal da TVE, modernização os equipamentos de gravação e transmissão de imagens e digitalizar o acervo da emissora.
— Nossa ideia é resolver problemas que são históricos da TVE, como o PPCI e o estúdio — afirmou a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.
Haverá também modernização da estrutura de áudio dos salões Alberto Pasqualini e Negrinho do Pastoreio, assim como do estúdio multiuso, no Palácio Piratini.
A série de investimentos chamada pelo governo Eduardo Leite de Avançar já teve 16 outras edições, incluindo Logística e Transporte (R$ 1,3 bilhão), Educação (R$ 1,2 bilhão), Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (R$ 465,6 milhões). Ao todo, já são R$ 5,3 bilhões nesta série de anúncios.
O Avançar na Comunicação está entre aqueles com menor investimento, ficando à frente apenas do Avançar em Iconicidades (R$ 4,2 milhões) e do Avançar na Casa Militar e Defesa Civil (R$ 10,8 milhões). O Avançar na Comunicação se refere apenas a investimentos, não incluindo os valores destinados a publicidade e propaganda governamental.