O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em São Paulo, às 3h da madrugada desta segunda-feira (3), após antecipar o término do período de férias em Santa Catarina. A comitiva presidencial foi direto para o Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, para realização de exames. Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) informou que o presidente passa bem, entretanto, segundo o hospital, não há previsão de alta.
O médico Antônio Luiz Macedo, que operou Bolsonaro após a facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018, recebeu da comitiva presidencial a informação sobre as dores abdominais do presidente. O profissional está nas Bahamas e chegar ao Brasil às 15h para avaliar o quadro de saúde dele. Nas redes sociais, Bolsonaro enfermo disse que está com uma sonda nasogástrica.
Em nota divulgada por volta das 8h30min, o Vila Nova Star informou que Bolsonaro foi diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal - quando a obstrução intestinal não é completa e o paciente ainda pode continuar eliminando gases -, está em situação estável, mas sem previsão de alta. Veja na íntegra o comunicado:
"O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deu entrada na unidade na madrugada desta segunda-feira, devido a um quadro de suboclusão intestinal. Ele está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo desta manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. No momento, sem previsão de alta."
Bolsonaro passou mal depois do almoço. No final da noite de domingo, deixou o Forte Marechal Luz, na cidade catarinense de São Francisco do Sul, por volta da meia-noite se deslocou até o Aeroporto de Joinville, onde embarcou em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para São Paulo. O presidente estava desde 27 de dezembro no município, onde passou o Réveillon. A agenda não prevê compromissos nesta segunda e nem terça-feira (4).
Desde que iniciou a estadia em Santa Catarina, Bolsonaro realizou passeios rotineiros de moto aquática e aproveitou para cumprimentar apoiadores e tirar fotos, o que provocou aglomerações.
O deputado federal Coronel Armando (PSL-SC), um dia após encontrar o presidente na praia, testou positivo para covid-19. O diagnóstico foi divulgado pelo parlamentar em suas redes sociais na noite de 28 de dezembro. Na ocasião, os dois posaram para fotos sem fazer uso de máscara.
Bolsonaro ainda foi criticado por manter as férias mesmo após a emergência gerada por fortes chuvas na Bahia - que já causaram ao menos 25 mortes e deixaram milhares de pessoas desabrigadas.
Confirmação do governo
A Secom divulgou a nota oficial no começo da manhã desta segunda. Confira na íntegra:
"A Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM) informa que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, após sentir um desconforto abdominal, deu entrada no Hospital Nova Star, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (3), para a realização de exames. A SECOM informa, ainda, que o Presidente passa bem e que mais detalhes serão divulgados posteriormente, após atualização do boletim médico."
Confira a linha do tempo dos problemas de saúde do presidente
6/9/2018 - Na reta final das eleições, Jair Bolsonaro sofre um atentado e leva uma facada. Após ser submetido à cirurgia, os médicos concluíram que a facada ocasionou traumatismo abdominal.
12/9/2018 – Jair Bolsonaro é submetido a uma cirurgia de emergência. Após exames, os médicos identificaram obstrução do intestino delgado. No dia 16, Bolsonaro deixa a UTI, mas permanece hospitalizado.
27/9/2018 - Ainda no hospital, Bolsonaro apresenta uma infecção bacteriana após a retirada de um cateter. No dia 29, o então presidenciável recebe alta.
28/1/2019 - Já eleito, Bolsonaro realizou um procedimento para retirar a bolsa de colostomia, que passou a usar após o atentado em setembro. O presidente ficou internado por 18 dias.
8/9/2019 - O presidente é internado para correção de uma hérnia (saliência na barriga em decorrência de um defeito na parede abdominal) no lugar da incisão cirúrgica feita anteriormente em Bolsonaro.
23/12/2019 - Após cair no banheiro de sua casa e bater a cabeça, o presidente é encaminhado ao Hospital das Forças Armadas. Após exames, os médicos recomendaram que Bolsonaro ficasse em observação por até 12 horas.
30/1/2020 - O presidente fez uma avaliação médica. Na ocasião, foi identificada a necessidade de revisar a cirurgia de hérnia feita em setembro de 2019.
7/7/2020 - Bolsonaro é diagnosticado com coronavírus. No dia 25, o presidente anunciou que estava curado da doença após realizar um novo teste.
25/7/2020 - O presidente é internado para retirar uma pedra na bexiga.
3/7/2021 - Durante eventos públicos, Bolsonaro começa a apresentar dificuldade em falar em decorrência de soluços. Durante visita ao Rio Grande do Sul, no dia 9, os soluços ainda atrapalham o presidente.
10/7/2021 - O presidente saiu de um jantar com empresários após um mal-estar.
14/7/2021 - Após sentir dores abdominais, Bolsonaro é internado para investigar a crise de soluços. Inicialmente, o presidente esteve no Hospital das Forças Armadas. Depois, foi transferido para São Paulo. Após exames, o presidente foi diagnosticado com obstrução intestinal.
3/1/2022 - Por quadro de obstrução intestinal, Bolsonaro é novamente internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para a realização de exames.