Em um anúncio feito através das redes sociais, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou nesta quinta-feita (30) que vai aceitar a ajuda humanitária oferecida pela Argentina. O chefe do Executivo estadual fez a afirmação após a recusa do governo federal.
"A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia, apesar da negativa do Governo Federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a #Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento", anunciou Rui Costa.
De acordo com o governo baiano, o país vizinho ofereceu envio de dez profissionais das áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres. Antes da recusa do Ministério das Relações Exteriores, o governador do estado chegou a fazer um pedido de autorização para a missão estrangeira.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a missão argentina para auxiliar as cidades da Bahia afetadas pela chuva não era necessária e que as Forças Armadas e a Defesa Civil já estão prestando ajuda a população baiana afetada pelos temporais.
"O fraterno oferecimento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada, inclusive com o apoio de três helicópteros da Marinha e do Exército. Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento", completou o presidente.