O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) ocupou a cadeira da presidência no início dos trabalhos da CPI da Covid desta quinta-feira (30) para expor comentários homofóbicos feitos pelo empresário bolsonarista Otávio Fakhoury, que presta depoimento na sessão para explicar suspeitas de disseminação e financiamento de notícias falsas durante a pandemia.
Com a voz embargada, Contarato mostrou uma postagem feita pelo empresário, que se aproveitou de um erro de ortografia cometido pelo senador para ataca-lo, após ter sido convocado para depor na CPI.
O senador havia feito um comentário em relação ao depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, que esteve na CPI da Covid no início dos trabalhos. Contarato escreveu que ele deveria ser preso e que havia se configurado um "estado fragancial” (em vez de flagrancial, no conceito de flagrante).
Logo após ter sido convocado para depor na CPI da Covid, na semana passada, Fakhoury compartilhou a postagem do senador, escrevendo: "O delegado, homossexual assumido, talvez estivesse pensando no perfume de alguma pessoa ali daquele plenário... Quem seria o 'perfumado' que lhe cativou?".
Contarato é delegado de Polícia, casado com um homem e tem dois filhos.
— O senhor não é um adolescente. O senhor é casado, tem filhos. A sua família não é melhor que a minha — disse o senador para o empresário.
O parlamentar ainda afirmou que "dinheiro não compra dignidade e não compra caráter" e questionou Fakhoury:
— Qual o conceito de moralidade do senhor? Qual a imagem que o senhor vai deixar para o seus filhos? Orientação sexual não define caráter.
Contarato solicitou que a Polícia Legislativa apure o crime de homofobia, o que foi determinado pela presidência da comissão para que tenha continuidade. A CPI da Covid também vai encaminhar denúncia ao Ministério Público Federal sobre o caso.
Após a exposição do ataque homofóbico, o empresário pediu desculpas ao senador e caracterizou o comentário como “infeliz”:
— Foi um comentário de tom de brincadeira. Não teve a intenção de lhe ofender.