O deputado Eduardo Bolsonaro, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o Advogado-Geral da União, Bruno Bianco, informaram que testaram positivo para covid nesta sexta-feira (24). O parlamentar e a titular divulgaram a informação através das redes sociais. Cristina afirmou que está se sentindo bem, mas que cancelou todos os seus compromissos presenciais e que vai permanecer em isolamento durante a recomendação médica.
Diferente de Eduardo Bolsonaro e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga — que também testou positivo para a doença —, a titular da Agricultura não esteve na comitiva do presidente Jair Bolsonaro em Nova York. Ambos também já receberam a vacina contra a covid.
Todo o grupo que esteve nos Estados Unidos foi colocado em isolamento após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O próprio presidente Jair Bolsonaro cumpre isolamento na residência oficial do Palácio do Planalto e poderá sair do isolamento nesse final de semana, se der negativo o exame RT-PCR após o 5° dia de contato com o ministro Marcelo Queiroga.
Queiroga sequer voltou para o Brasil e cumpre quarentena em Nova York. Mas está há uma possibilidade de que retorne ao país na próxima semana.
Em transmissão nas redes sociais desta quinta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro tinha informado que "duas pessoas conhecidas foram infectadas mesmo estando vacinadas", mas não citou nomes.
Está sendo apurado como o advogado-geral da União, Bruno Bianco pegou a doença. Ele não esteve em Nova York, mas estava próximo de Augusto Aras nesta quinta-feira em cerimônia de posse do chefe do Ministério Público Federal. Bianco vai se manter em isolamento.
Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) informa que "o procurador-geral da República adota as providências preconizadas pelas autoridades sanitárias em todas as situações, inclusive naqueles em que teve contato com pessoas posteriormente diagnosticadas com covid-19".