Após assumir ser homossexual em entrevista ao jornalista Pedro Bial, o governador Eduardo Leite se transformou em um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, figurando entre os trending topics do Twitter. Políticos de diferentes partidos repercutiram a declaração do chefe do Piratini, que agradeceu o apoio recebido: "As inúmeras mensagens de carinho e apoio que estou recebendo me deixam absolutamente seguro: o amor vai vencer o ódio!", escreveu Leite em seu perfil na rede social.
A entrevista concedida por Leite ao jornalista foi gravada nesta quinta-feira (1º) para exibição do programa Conversa com Bial, da TV Globo, no início da madrugada desta sexta (2).
Na classe política, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior foi um dos primeiros a se manifestar: "Não conheço quem conviva com o governador Eduardo Leite e não o admire. Gestor competente, líder habilidoso e um ser humano singular, de extrema coragem", escreveu.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também publicou mensagem de apoio a Leite. "Admiração e respeito ao meu amigo", escreveu.
Dentre os deputados estaduais, nomes como Edegar Pretto (PT) e Luciana Genro (PSOL) manifestaram apoio ao governador.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) parabenizou Eduardo Leite pela coragem: "A sociedade só avança em cada momento histórico inspirada pelo exemplo. Que outros exemplos venham, de união, respeito e democracia!", afirmou.
O vereador de Porto Alegre Matheus Gomes (PSOL) também parabenizou a atitude do governador. "Sinto esperança e vejo grandeza na fala de Eduardo Leite. Nossos projetos políticos antagônicos não diminuem esses sentimentos. Que seja um passo a frente na luta", escreveu.