Eleito em 2020 com 3.169.121 votos no segundo turno, Bruno Covas (PSDB) decidiu se licenciar da prefeitura de São Paulo. O político publicou um comunicado no Twitter em que informa a decisão.
Covas deverá ser internado novamente para tratar de um câncer no sistema digestivo ainda neste domingo, segundo o G1. Ricardo Nunes (MDB), vice de Covas, assume o cargo de prefeito de São Paulo assim que a Câmara de Vereadores aprovar o pedido de licenciamento.
Em 16 de abril, Covas foi submetido a exames de controle que detectaram o surgimento de câncer no fígado e nos ossos. Desde outubro de 2019, o mandatário faz tratamento para um câncer no trato digestivo chamado de adenocarcinoma. Ele retomou, no dia seguinte, as sessões de quimioterapia.
Confira o comunicado na íntegra
Nesses últimos meses, a vida tem me apresentado enormes desafios. Tenho procurado enfrentá-los com fé, de cabeça erguida e com muita determinação. Assumi um compromisso com a cidade e sua população e tenho sido o mais transparente possível com a situação da minha saúde e com as etapas do meu tratamento.
Sempre disse que minha responsabilidade com São Paulo conduziria minhas decisões. Tenho seguido à risca as orientações da equipe médica e venho trabalhando em regime de teletrabalho, ao longo desses últimos dias, contando com a dedicação e empenho de nossa equipe. Mas agora, diante dos novos focos da doença, meu corpo está exigindo que eu dedique mais tempo ao tratamento, que entra em uma fase muito rigorosa.
Nesse momento, com toda a força e foco que preciso colocar na minha saúde, fica incompatível o exercício responsável de minhas funções como Prefeito de São Paulo. Por isso, vou solicitar à Câmara de Vereadores uma licença do cargo pelo período de 30 dias para me dedicar integralmente à minha recuperação.
Tenho certeza de que vamos superar mais essa batalha. Assim como tenho convicção que nosso vice Ricardo Nunes e nossa equipe de secretárias e secretários manterão a cidade no rumo certo, cumprindo nosso programa de metas e plano de governo, priorizando o combate a pandemia e seus efeitos.
Fiquem bem e até breve.
Obrigado