O governo estadual anunciou, na tarde desta quarta-feira (27), que os salários do funcionalismo do Executivo serão pagos em dia nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. A folha de janeiro será quitada na sexta-feira (29). Se o calendário for cumprido, serão seis meses de pagamento sem atraso.
— Essa é uma grande conquista do nosso Estado, porque os atrasos ocorriam há 57 meses. A retomada só foi possível porque o nosso governo fez uma série de reformas, que completam um ano agora, em janeiro. Graças às reformas, reduzimos o déficit previdenciário em mais de R$ 1 bilhão — declarou o governador Eduardo Leite em vídeo.
As projeções da Secretaria da Fazenda indicam que os aportes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e a diminuição das despesas obrigatórias permitem um maior fluxo de caixa, permitindo o pagamento em dia do funcionalismo e também dos fornecedores da Tesouraria Central, como merenda escolar, transporte escolar, serviços e obras de construção, ampliação e reforma de escolas e outros imóveis destinados à área da segurança, locações ou fornecimento de máquinas, de equipamentos e de veículos, seguros, limpeza, vigilância e mão de obra terceirizada.
Os salários dos servidores voltaram a ser pagos integralmente em novembro, depois de 57 meses consecutivos de atrasos. O mesmo ocorreu em dezembro.
Programação da quitação da folha do Executivo até abril:
- Folha de janeiro + 1ª parcela do 13° de 2020: 29/1
- Folha de fevereiro + 2ª parcela do 13° de 2020: 26/2
- Folha de março + 3ª parcela do 13° de 2020: 31/3
- Folha de abril + 4ª parcela do 13° de 2020: 30/4