O seminário que irá planejar o governo do prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), foi remarcado para o dia 19 de dezembro, no período da manhã, pouco mais de dez dias antes de o emedebista tomar posse, em 1º de janeiro de 2021.
O encontro foi reformulado e ocorrerá em formato híbrido. Conforme Gustavo Ferenci (MDB), da equipe de organização do seminário, Melo e o vice-prefeito eleito Ricardo Gomes (DEM) irão comandar o evento a partir de um estúdio. No local, eles receberão o número máximo de cinco representantes de cada um dos 24 grupos temáticos da transição. A ideia é que as apresentações sobre o cenário da gestão pública em Porto Alegre em cada uma das áreas ocorra em sistema de rodízio – um grupo só entra quando o antecessor sair. Assim, a quantidade de pessoas no estúdio não deverá passar de sete, indica Ferenci. Do local, o seminário será transmitido ao vivo, pela internet, para outros envolvidos e interessados no processo de transição.
Cada grupo temático terá cinco minutos para as suas considerações. A intenção é que sejam apresentadas propostas de execução para os primeiros 100 dias de governo e, depois, para um e quatro anos, fechando o ciclo de gestão.
Pela ideia original, o evento aconteceria na última sexta-feira (11), em formato presencial, no Auditório Araújo Vianna. A expectativa era reunir cerca de 600 pessoas presencialmente. Contudo, houve cancelamento na véspera após decisão liminar da 4ª Vara da Fazenda Pública, determinando que a prefeitura de Porto Alegre não autorizasse o funcionamento de teatros, auditórios e assemelhados.
Um segundo seminário, este organizado pelo atual prefeito Nelson Marchezan (PSDB) no processo de transição, está previsto para ocorrer entre terça (15) e sexta-feira (18), em um espaço da prefeitura. Conforme Ferenci, o governo eleito deverá enviar representantes de perfil técnico para os encontros propostos por Marchezan, os quais deverão ter caráter de prestação de contas e esclarecimentos de dúvidas sobre o momento da gestão municipal.
Os primeiros nomes do secretariado de Melo estavam previstos para serem anunciados após a realização do seminário organizado pela equipe do futuro governo, a partir desta segunda-feira (14). O atraso de uma semana na realização do evento deverá forçar uma mudança de planos. Diante da proximidade com a posse, conselheiros que cercam Melo já avaliaram que está na hora de anunciar nomes e dar respostas, sobretudo em áreas nevrálgicas da gestão, como a Saúde e o Desenvolvimento Econômico, que foi um dos focos da campanha.
Coordenador da transição, o vereador eleito Cezar Schirmer (MDB) corrobora que, diante dos percalços, os primeiros nomes do futuro secretariado poderão ser confirmados antes do seminário.
– A partir da semana que vem, acredito que começa o anúncio de secretários – diz Schirmer.