O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia das eleições vai poder justificar o voto pelo e-Título. A nova versão do aplicativo, que é gratuito, está disponível a partir desta quarta-feira (30) para os sistemas operacionais Android e iOs para celulares e tablets.
Em um primeiro momento, o aplicativo só aceitará as justificativas depois da votação, como ocorre no site do TSE, mas a Justiça Eleitoral trabalha em uma atualização que irá permitir a justificativa nos dias de eleição, 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).
Para aqueles que perderem esse prazo, ainda será possível justificar o voto pelo aplicativo em até 60 dias após cada turno da eleição. O e-Título ainda permite gerar certidões de quitação eleitoral e de "nada consta" de crimes eleitorais.
Os eleitores que não tiverem acesso a um celular vão poder justificar o voto em qualquer seção eleitoral no dia da votação.
A justificativa é obrigatória. De acordo com a Justiça Eleitoral, quem não votar por três pleitos, nem justificar a ausência e não pagar as multas devidas terá o título cancelado.