Em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta terça-feira (10), o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Daniel Wobeto, excluiu qualquer possibilidade de fraude nas eleições de 2018. Na segunda (9), o presidente Jair Bolsonaro afirmou — sem dar detalhes — que mostrará provas de que deveria ter vencido o último pleito já no primeiro turno.
— Não acredito nessas provas. Preferia que tivessem sido apresentadas, se é que existem, antes da denúncia, até para que se pudéssemos rebatê-las com precisão. É difícil rebater provas que não existem. Tenho certeza de que elas não existem — afirmou.
Para Wobeto, "fraude é uma coisa fora do cenário do voto eletrônico". Segundo ele, desde que o sistema foi implementado, há 24 anos, nenhum caso de manipulação foi comprovado nos equipamentos — compostos por mais de 30 barreiras de segurança.
— O (antigo sistema por) voto impresso é visto por muitos como solução mágica para os problemas. Mas ele traz uma série de consequências, possibilidades de fraude, dificuldades muito grandes que, muitas vezes, quem propõe não está preocupado com essas situações — analisa Wobeto.
Bolsonaro afirmou, em Miami (EUA), onde está para encontros bilaterais, que deveria ter vencido o primeiro turno das eleições de 2018, pelas provas que diz ter "em mãos". O presidente, contudo, não apresentou nenhuma evidência, mas disse que irá mostrá-las "em breve".
Até o momento, a Justiça Eleitoral não se pronunciou sobre a fala de Bolsonaro.