Por conta da pandemia de coronavírus, a Assembleia Legislativa decidiu, nesta sexta-feira (13), por prazo indeterminado, restringir o acesso da população em geral ao Palácio Farroupilha. O parlamento gaúcho também decidiu suspender audiências públicas e seminários, mas manterá as sessões de votação, que ocorrem às terças-feiras.
Apesar da restrição ao público externo, poderá ingressar na Assembleia quem for convidado pelos parlamentares — como vereadores e prefeitos, que tradicionalmente levam demandas regionais aos deputados e circulam pela Casa buscando apoio político. Nestes casos, será necessário “expressa autorização” do parlamentar, conforme resolução da Assembleia.
Apesar da permissão, a recomendação é para que os deputados evitem essas atividades: "Neste período, é recomendável aos gabinetes parlamentares que evitem visitações e audiências de apoiadores ou lideranças do interior do Estado", diz trecho da resolução da Assembleia.
— O momento de tomarmos essas ações preventivas é agora. Os deputados todos foram solidários — disse Ernani Polo, presidente da Assembleia.
As definições passam a valer a partir de segunda-feira (16). Um evento organizado pelo Republicanos para este sábado (14), no Teatro Dante Barone, da Assembleia, foi cancelado pelo partido para evitar a aglomeração de pessoas.