Com objetivo de reduzir os danos aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3º ano do Ensino Médio, impactados pela greve do magistério, o governo do Estado vai instituir um certificado provisório de conclusão dos estudos. O documento será emitido para os estudantes que se enquadrarem nos requisitos de frequência mínima de 75% e de notas já estabelecidas por cada unidade escolar.
O certificado provisório será instituído por decreto do governador Eduardo Leite. O texto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado, entre esta segunda-feira (6) e terça-feira (7).
Também nesta segunda-feira (6), após retornar de viagem e reassumir o Piratini, Leite decidiu acolher o pedido do Cpers e antecipar a reunião de negociação com os sindicalistas. Inicialmente marcado para o dia 10, o encontro acontecerá nesta terça-feira (7), às 11h, na Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Caberá a Faisal Karam, titular da pasta, e ao procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, a negociação com o sindicato dos trabalhadores na educação.
Os professores já decidiram, em assembleia, retomar o trabalho e recuperar os dias parados, desde que o governo do Estado recue no corte do ponto e não desconte dos salários dos grevistas. O governo, que vinha insistindo no corte do ponto, poderá rever a decisão, dependendo da reunião desta terça (7).