Um grupo de servidores estaduais realizou um protesto inusitado na manhã desta quinta-feira (28), em Porto Alegre. Em alusão ao parcelamento dos salários do funcionalismo, os manifestantes distribuíram 500 quilos de bananas a pedestres e motoristas que passavam pela Avenida Getúlio Vargas, no bairro Menino Deus.
O grupo — formado por trabalhadores de várias pastas, como Agricultura, Saúde, Cultura e Planejamento — se reuniu em frente à Secretaria da Agricultura por volta das 10h, portando ainda cartazes contra o pacote de reforma administrativa proposta pelo governo de Eduardo Leite. Conforme os organizadores, entre 200 e 300 pessoas participaram do ato.
O trânsito da Avenida Getúlio Vargas chegou a ser bloqueado em alguns momentos, quando as bananas eram entregues pelos manifestantes. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanhou a situação e não chegou a registrar congestionamentos no local.
— Estamos desde o governo (de José Ivo) Sartori recebendo uma "banana" todo os meses, com os salários parcelados — explicou o presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul, Antônio Augusto Medeiros.
Por volta das 11h20min, quando as frutas acabaram, o ato foi encerrado, e o grupo ingressou no prédio da Secretaria. Uma reunião com outros sindicatos vai definir se ocorrerão outros protestos durante a semana.