Diante de um salão Júlio de Castilhos lotado de convidados e autoridades, o empresário Luciano Hang recebeu nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa a Medalha do Mérito Farroupilha. A maior honraria do Parlamento foi entregue ao dono das Lojas Havan pelo deputado Sergio Turra (PP), idealizador da homenagem.
Segundo o deputado, Luciano Hang tem contribuído para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado nos últimos anos, com uma série de investimentos em solo gaúcho. Um dos principais apoiadores do governo Jair Bolsonaro no universo empresarial, Hang mantém quatro lojas no Rio Grande do Sul e tem outras três em obras, prestes a serem inauguradas. Ele também está construindo quatro pequenas centrais hidrelétricas.
— Você tem a história e a estatura para receber a distinção máxima da Assembleia Legislativa — disse Turra ao entregar a comenda a Hang.
À frente de uma rede com mais de cem lojas espalhadas por 17 Estados, Hang recebeu a homenagem vestido de gaúcho. No discurso de agradecimento, citou seus investimentos no Estado, reclamou da burocracia inibe o empreendedorismo e disse que pretende alcançar a marca de 50 lojas no Rio Grande do Sul, gerando mais de 10 mil empregos.
— Eu estou louco para acabar o ano que vem com 20 megalojas e mais 3 mil colaboradores direitos aqui no Estado. E daqui para a frente, com essa medalha, com essa minha roupa e o meu chapéu, eu sou mais gaúcho do que muito gaúcho aqui — afirmou, sob aplausos.
Quase ao final da solenidade, professores que protestavam do lado de fora da Assembleia ingressaram no salão com cartazes acusando Hang de sonegação de impostos. Um dos cartazes foi arrancado das mãos de uma manifestantes e elas foram convidadas a se retirar pelos seguranças.