O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira (19), que "passar fome no Brasil é uma grande mentira". A fala foi dada em resposta a uma representante do jornal espanhol El País durante café da manhã com correspondentes estrangeiros, no Palácio do Planalto.
— O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não se come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em outros países pelo mundo — disse Bolsonaro.
Bolsonaro também criticou o que chamou de "discurso populista" sobre a fome e a concessão de bolsas — como o Bolsa Família — como forma de "distribuir riqueza". Segundo ele, os governos de Lula e Dilma Rousseff, do PT, e de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, criaram "um país das bolsas".
— Falar que se passa fome no Brasil é discurso populista, tentando ganhar simpatia popular, nada além disso — afirmou, acrescentando que apenas o conhecimento tira o homem da miséria. — A educação aqui no Brasil nos últimos 30 anos nunca esteve tão ruim— declarou.