O relator da reforma da Previdência na Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP), adiará a apresentação de seu texto do início desta semana para quinta-feira (13) devido a realização de novas alterações em seu parecer.
Moreira informou o adiamento após uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes partidários em Brasília na noite deste domingo (9). De acordo com parlamentares que participaram do encontro, itens relacionados com o Benefício de Prestação Continuada, aposentadoria rural e desconstitucionalização podem ser retirados do texto.
Moreira afirmou ainda que há a possibilidade de se incluir mais uma regra de transição além das que já existem.
— Lógico que tudo o que for feito tem de ser para todos, especialmente, para os do regime geral. A ideia é mais uma alternativa para o trabalhador — disse o relator.
Outra possível alteração se refere ao regime de capitalização, pelo qual cada trabalhador contribui para sua própria aposentadoria. De acordo com Moreira, é avaliada a sua retirada da reforma da Previdência.
Reunião com governadores
Na próxima terça-feira (11), o relator e Rodrigo Maia devem se reunir com governadores em Brasília. Dentre os pontos que serão discutidos está a inclusão de estados e municípios no texto da reforma.
Na última quinta-feira (6), 25 governadores saíram em defesa da manutenção de Estados e municípios na proposta de reforma da Previdência que tramita no Congresso em carta conjunta assinada.