O presidente Jair Bolsonaro se reúne na manhã desta quarta-feira (8) com governadores para tratar do pacto federativo. Também participarão do encontro os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); e líderes do Congresso.
A reunião, que será um café da manhã, às 7h30min, ocorrerá na residência oficial do Senado, onde mora Alcolumbre. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já confirmou presença.
Alcolumbre destacou, em nota, que o Senado decidiu liderar as alterações no pacto entre os entes federados, incluindo mecanismos para garantir a descentralização do dinheiro recolhido com os impostos e permitir que os parlamentares comandem a nova distribuição de recursos.
Todos os líderes do Senado foram convidados, inclusive da oposição e da minoria. "Há muito tempo, os governadores reivindicam mudanças no relacionamento com a União", afirmou Alcolumbre, em nota.
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou que a pauta do encontro foi definida pelo anfitrião, mas que Bolsonaro deverá tratar das principais agendas do governo, como a reforma da Previdência.