O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que a reunião entre o governador Eduardo Leite e o presidente Jair Bolsonaro para tratar das obras de duplicação da BR-116 deve ocorrer ainda neste mês. Em encontro com o chefe do Executivo estadual no Palácio Piratini, na manhã desta segunda-feira (8), Onyx disse que deve definir a data do encontro, que ocorrerá em Brasília, nos próximos dias. Lideranças da região sul do Estado também devem participar da comitiva.
A obra está 65% concluída, segundo o Piratini, com diversos trechos pendentes para a liberação total da nova pista. Atualmente, seis dos nove lotes da BR-116 no Rio Grande do Sul estão com obras em andamento, segundo a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os trabalhos estão paralisados nos lotes 3,5 e 8.
O superintendente do Dnit no Estado, Delmar Pellegrini Filho, estima que os serviços nos lotes 3 e 8 — que estão com ajustes de aditivos em tramitação — podem ser retomados no período de 45 dias. No lote 5, problemas com a empresa responsável travam o andamento das obras. Pellegrini Filho destacou que o Dnit está atuando para resolver essa pendência.
A duplicação dos cerca de 210 quilômetros entre Guaíba e Pelotas começou em 2012 e deveria ter sido encerrada em dois anos, conforme projeções iniciais.
Leite refirmou apoio à reforma da Previdência
A aprovação de reformas, a mobilização das bancadas e as medidas do governo para o Estado aderir ao regime de recuperação fiscal também foram discutidas no encontro. Leite aproveitou a reunião para renovar apoio à reforma da Previdência. O governador disse que a proposta é fundamental para criar ambiente favorável no país, além de ajudar os Estados.