O presidente do MDB, Romero Jucá, criticou nesta segunda-feira (1º) a postura de Jair Bolsonaro no comando do Planalto, após as recentes críticas da articulação do chefe do Executivo com os parlamentares. Após 24 anos de mandato como senador, — interrompido na última eleição —, Jucá afirma que vê com preocupação a falta de diálogo do governo e ressalta que "quem paga a conta é o brasileiro".
— Infelizmente, o governo não conseguiu se encontrar ainda na articulação política, e também é muito inexperiente nas outras questões de políticas públicas. Então, se cria um caldo de problema, que nós temos que ajudar a resolver, porque, no final de contas, não adianta o governo dar cabeçada porque quem paga a conta é o brasileiro — disse em entrevista ao Gaúcha Atualidade.
Indagado sobre as afirmações contantes de Bolsonaro sobre troca de favores no Congresso, prática com qual ele estaria tentando romper, Jucá afirmou que o presidente nega a política e que "o presidente ainda está com discurso de campanha".
— Agora, o jogo é outro. Ele é presidente de todos os brasileiros e de todos os problemas do Brasil. Não se governa sem a política. Nós nunca tivemos velha política e nova política. Existe a política feita por pessoas que fazem direito e que cometem erros. Banir a política significa levar o governo para o desastre — enfatiza.