Durante reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (9), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que os brasileiros não passam muita fome porque têm "manga nas cidades".
— Agricultura para países que tiveram guerra, que passaram fome, é questão de segurança nacional. Nós nunca tivemos guerra, nós não passamos muita fome porque temos manga nas nossas cidades, nós temos um clima tropical. Nós temos miséria, e precisamos tirar o povo da miséria — disse a ministra.
A afirmação da ministra ocorreu no momento em que ela embasava a sua fala sobre subsídios para agricultores, especificamente sobre soja. Segundo ela, o produtor rural no Brasil tem muito pouco comparado aos europeus e nos Estados Unidos, "porque eles já tiveram guerra" e eles tem muito apreço:
— Eles (países) dão subsídios, sim, com a maior boa vontade. Porque eles tem apreço e medo de que passem fome .
Entre outros assuntos, a ministra falou sobre pagamentos por serviços ambientais (PSA), reforma agrária e Medida Provisória 870, que transferiu a competência para identificar, delimitar e demarcar as terras indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura.