O doleiro Antônio Claudio Albernaz Cordeiro, conhecido como Tonico, foi encontrado morto dentro de sua casa, em Porto Alegre, por volta das 13h30min deste domingo (24). A morte do doleiro, que chegou a ser preso em duas ocasiões pela operação Lava-Jato, foi confirmada pela Polícia Civil e pelo advogado Antônio Tovo, que preferiu não divulgar mais detalhes sobre a ocorrência. Tonico morava na Vila Assunção, na zona sul da capital.
A Brigada Militar foi acionada no início da tarde pelo zelador do condomínio de casas. A principal hipótese levantada pelo delegado Cassiano Cabral, da Delegacia de Homicídios, é de suicídio, devido às circunstâncias das morte. Entretanto, um inquérito será aberto para investigar possibilidade de assassinato.
Em julho de 2018, o doleiro foi detido com três irmãos na Operação Câmbio Desligo. Eles foram apontados pela investigação da Polícia Federal como operadores de ações ilegais de câmbio. Dois dias depois, Tonico foi solto pelo ministro Gilmar Mendes.
Ele já havia sido preso em março de 2016, na 26ª Fase da Lava-Jato, batizada de Xepa. Tonico Cordeiro negava atuar com operações de câmbio, mas a PF o apontava na investigação como doleiro e um dos operadores do esquema de pagamento de propina mantido pela Odebrecht.