O presidente Jair Bolsonaro chegou aos Estados Unidos na tarde deste domingo (17), onde terá seu primeiro encontro bilateral com o presidente norte-americano Donald Trump. A reunião será na terça-feira (19), na Casa Branca.
Bolsonaro desembarcou por volta das 16h40min (horário local), na base aérea de Andrews, próxima da capital Washington, onde a comitiva brasileira ficará hospedada. Ainda neste domingo, ele jantará com embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral.
Ao chegar nos Estados Unidos, Bolsonaro disse que "pela primeira vez em muito tempo, um Presidente brasileiro que não é anti-americano chega a Washington".
"Brasil e Estados Unidos juntos assustam os defensores do atraso e da tirania ao redor do mundo. Os quem tem medo de parcerias com um país livre e próspero? É o que viemos buscar!", escreveu o presidente em uma rede social.
Viajaram com Bolsonaro os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o da Economia, Paulo Guedes, e o de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Eles ficarão hospedados na Blair House, a casa oferecida aos visitantes que o presidente americano, considera mais importante e que integra o Complexo da Casa Branca.
O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, disse em entrevista exclusiva à GloboNews que acredita que Bolsonaro e Trump "vão se dar muito bem" e "que eles têm muito em comum para conversar".