O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência estima que 115 mil pessoas acompanharam a cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes na tarde desta terça-feira (1º). A expectativa inicial era de que pelo menos 250 mil pessoas acompanhariam a posse e previsões mais otimistas citavam até a possibilidade de público de meio milhão de pessoas.
Durante a manhã desta terça-feira, o tempo não ajudou e choveu na região da Esplanada dos Ministérios. À tarde, apesar das nuvens carregadas, o clima melhorou gradativamente e o sol saiu durante a cerimônia de posse de Bolsonaro.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal não divulgou nenhuma estimativa de público durante o dia. Segundo o governo distrital, números só seriam anunciados após o fim da cerimônia na região central de Brasília.
O público estimado pelo GSI é o segundo maior em posses presidenciais recentes, segundo acervo da Folha de S.Paulo, ficando atrás apenas da cerimônia do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2003, quando a Polícia Militar do DF projetou 150 mil pessoas na Esplanada. Em 1999, a primeira posse de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi assistida por 10 mil, enquanto a chegada de Dilma Rousseff (PT) à Presidência, em 2011, teve uma plateia de 30 mil espectadores.