O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido à avaliação clínica pré-operatória neste domingo (27), no Hospital Israelita Albert Einsten, em São Paulo. Segundo o boletim médico, os exames laboratoriais e de imagem tiveram resultados normais. Documento foi assinado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, pelo clínico e cardiologista Leandro Echenique e pelo diretor-superintendente do hospital Albert Einstein, Miguel Cendoroglo.
De acordo com o boletim médico, a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal está confirmada para o período da manhã, em horário a ser definido. Na prática, consistirá em reconectar as duas partes do intestino grosso do presidente para retirada da bolsa.
O intestino do presidente foi completamente separado pelos médicos logo após a facada, sofrida em Juiz de Fora (MG) durante campanha eleitoral. Em vez de as fezes saírem pelo ânus, foram direcionadas para a bolsa coletora presa ao seu abdômen. Com a operação, as fezes voltarão a percorrer todo o intestino, até o ânus, sem passar pela bolsa.
Porta-voz do governo federal, o general Otávio Santana do Rêgo Barros disse neste domingo (27) que o presidente está tranquilo.
— Ele está tranquilo, à espera do jogo do Palmeiras — brincou.
A previsão é de que a cirurgia dure cerca de quatro horas e de que o presidente permaneça em torno de 10 dias na capital paulista em recuperação. O hospital montou uma ala especial para que o presidente possa fazer os despachos.