O atual secretário da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, vai assumir como secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, em Brasília, no governo de Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pela própria Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta terça-feira (18), mas ainda não confirmada pela equipe de transição do governo Bolsonaro. No lugar de Harzheim, assume o médico Pablo Stürmer, atual secretário adjunto da Saúde na capital gaúcha. Nos últimos dias, o nome de Erno também era cotado para assumir a Saúde estadual no governo de Eduardo Leite.
De acordo com a prefeitura, em Brasília, Harzheim será o adjunto do ex-secretário estadual de Saúde João Gabbardo dos Reis. Na Secretaria Executiva serão responsáveis pela supervisão e coordenação das atividades das demais estruturas do Ministério da Saúde. A área de Atenção Básica será ocupada pelo ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Daniel Soranz.
Para Harzheim, a composição da equipe demonstra o destaque que a Atenção Primária deverá ter no órgão federal a partir de 2019.
— Teremos uma forte orientação para qualificar a Atenção Primária em todo o país — garante.
Com Pablo Stürmer à frente da Saúde porto-alegrense, assume como novo secretário-adjunto Natan Katz, que atualmente ocupa o cargo de coordenador de Telemedicina da SMS.