O atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Iradir Pietroski, foi reeleito para o cargo na manhã desta segunda-feira (17). O pleito aconteceu durante sessão especial de eleição e posse da administração do órgão em 2019. Pietroski ocupa o cargo desde o início de 2018 e ficará no comando da corte até 2020.
Formado em pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Pietroski é membro do Tribunal desde maio de 2010 e foi deputado estadual por cinco mandatos consecutivos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), além de secretário de Estado do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. Presidiu, também, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul de 2005 a 2006.
Além de Pietroski, foram reeleitos os conselheiros Estilac Xavier e Cezar Miola para 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente. Os cargos de ouvidor e corregedor seguirão sendo ocupados pelos conselheiros Pedro Figueiredo e Marco Peixoto, enquanto as presidências da 1ª e 2ª Câmaras também continuarão sob a responsabilidade dos conselheiros Alexandre Postal e Algir Lorenzon.
Em seu discurso, Pietroski renovou seu compromisso com o controle externo para o ano de 2019 e destacou os desafios do Estado e do País frente à crise econômica.