No dia 1º de janeiro de 2019, o 39º governador do Rio Grande do Sul dará início ao seu mandato. Eduardo Leite (PSDB) passará pelo tradicional rito de ser empossado na Assembleia Legislativa e, em seguida, receberá o cargo de José Ivo Sartori (MDB) no Palácio Piratini.
A seguir, veja os detalhes do cronograma previsto e como acompanhar a posse nos veículos do Grupo RBS.
O cronograma de posse
16h: posse na Assembleia
O primeiro compromisso de Leite ocorre no Plenário 20 de Setembro. A sessão solene da Assembleia Legislativa será interrompida e os novos governador e vice-governador, Ranolfo Vieira Junior (PTB), serão buscados na sala da presidência da Casa. Diante do público, ambos serão oficialmente empossados, assinando o termo de posse. Durante a sessão, ainda está previsto o primeiro discurso oficial de Leite como governador.
Além dos convidados, o público em geral poderá ter acesso à cerimônia pela entrada da esplanada do Palácio Farroupilha. Caso a lotação do plenário seja atingida — o acesso será por ordem de chegada —, os presentes serão encaminhadas ao Teatro Dante Barone, onde serão instalados telões para que possam acompanhar a solenidade.
16h45min: trajeto a pé até o Piratini
O protocolo prevê que Eduardo Leite se desloque a pé da Assembleia até o Palácio Piratini, onde será recepcionado pelo chefe do cerimonial do governo, Artistides Germani, na entrada principal, na Avenida Duque de Caxias.
17h: transmissão de cargo
Depois, o governador eleito subirá as escadas do Piratini até o Salão Negrinho do Pastoreio, onde será recepcionado por José Ivo Sartori, que irá transmitir oficialmente o cargo ao sucessor. A banda da Brigada Militar tocará o Hino Nacional e o Hino do Rio Grande do Sul. A cerimônia prevê, ainda a leitura da ata da posse do governador e do vice e discursos de Sartori e Leite, nesta ordem.
A solenidade terá, ao todo, 2,5 mil convidados — sendo a maior parte autoridades, além de representantes de instituições e familiares do governador e seu primeiro escalão. O público poderá ter acesso à cerimônia. Porém, a capacidade do Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, é de cerca de 600 convidados, sendo 200 sentados e o restante em pé.
Esta etapa da cerimônia termina com Leite conduzindo Sartori até a porta principal do Palácio Piratini, onde serão feitas as despedidas — o público permanece no local, pois a solenidade prosseguirá.
18h: posse dos secretários
Após a transmissão de cargo, já como governador, Eduardo Leite dará posse aos 23 novos secretários de Estado. Depois, o cronograma prevê que o tucano vá até a sacada da antessala do seu novo gabinete e faça uma saudação ao público. Por fim, ele e Ranolfo receberão os cumprimentos dos presentes, encerrando a cerimônia de posse.
Como acompanhar a posse
Os veículos do Grupo RBS trarão todas as informações sobre a posse, desde a cobertura em tempo real até os bastidores e análise sobre o governo:
- GaúchaZH: pelo site, os usuários poderão acompanhar ao vivo todos os passos de Bolsonaro e sua equipe, bem como da posse do novo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, com equipe de repórteres em Brasília e Porto Alegre informando em tempo real.
- Rádio Gaúcha: a emissora abrirá a transmissão das duas posses às 14h30min e intercalará a cobertura política com as informações do trânsito na volta dos gaúchos do feriadão de Ano-Novo. Daniel Scola comandará o programa especial direto da freeway, com participação de Kelly Matos, Carolina Bahia e as equipes de reportagem na Assembleia gaúcha, em Brasília e nas estradas do Rio Grande do Sul.
- Zero Hora: a edição impressa do dia 2 de janeiro trará toda a cobertura detalhada das posses, com informações de bastidores, análises de colunistas e projeções sobre o futuro dos novos governos estadual e presidencial.