Em um rápido pronunciamento pelo Facebook no final da manhã desta quinta-feira (22), o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou o nome do economista Marco Aurélio Santos Cardoso, 43 anos, como futuro secretário da Fazenda. Durante evento na Federação das Associação dos Municípios do Estado (Famurs), Leite ressaltou as qualidade do homem-forte de seu governo. Cardoso é o primeiro nome do secretariado anunciado pelo futuro chefe do Piratini.
— É jovem, mas é muito experimentado. Já foi secretário da Fazenda da prefeitura do Rio de Janeiro durante cinco anos e é hoje o superintendente de crédito do BNDES, da alta direção do banco — salientou.
Segundo o tucano, o convite a Cardoso foi feito após conversas com vários especialistas em finanças públicas, "buscando as melhores referências". Leite admitiu que a tarefa do futuro secretário será espinhosa, mas disse ter confiança no escolhido.
— A pauta para o enfrentamento da crise não é fácil para o Estado. É um nome que temos a segurança que vai dar para o nosso Estado a condição de conduzir a politica fiscal, tanto nas receitas quando no controle das despesas e toda a política do ajuste das contas para entregar melhores serviços à população — afirmou.
Ao mostrar pelo celular uma fotografia de Cardoso, Leite fez um breve relato do currículo do secretário, economista formado pela Univerisdade Federal do Rio de Janeiro e servidor concursado do BNDES desde 2003. Cardoso também chefiou operações no mercado de capitais do banco, na área de renda fixa, e comandou o Departamento de Mercado Internacional da instituição até 2009.
Na prefeitura do Rio, durante a gestão de Eduardo Paes, foi secretário da Fazenda de 2012 a 2016. Antes disso, ocupou a subsecretaria do Tesouro Municipal de 2009 a 2012. Com especialização em finanças pela Thunderbird School of Global Management (EUA), o economista trabalhou no setor privado, sempre em áreas financeiras.
— É alguém com capacidade, talento e disposição que vai nos ajudar muito para entregarmos os resultados do gerenciamento da política fiscal do nosso Estado. Estou muito entusiasmado com a vinda do Marco Aurélio para a nossa equipe — disse Leite.