A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (26) a 55ª fase da Operação Lava-Jato, com o objetivo de apurar crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, estelionato e peculato em esquema relacionado à administração das rodovias federais no Paraná. Os agentes cumprem três mandados de prisão preventiva, 16 mandados de prisão temporária e diversos mandados de busca e apreensão em Curitiba, Ponta Grossa, Irati, Maringá e Londrina, no Paraná, além de São Paulo.
Na mira da operação, com mandado de prisão temporária, está o empresário Luiz Abi Antoun, primo do ex-governador do Paraná e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB). O tucano e o primo dele foram presos no dia 11 no âmbito da operação Radiopatrulha, que investiga desvios no Programa Patrulha Rural - contratos de manutenção de estradas rurais. Os dois foram soltos por ordem do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 14.
São investigadas seis concessionárias que administram o Anel de Integração do Paraná: Econorte, Ecovia, Ecocataratas, Rodonorte, Viapar e Caminhos do Paraná, além de intermediadores e agentes públicos que teriam sido corrompidos com propina.