A série Sabatina GaúchaZH apresenta entrevistas em profundidade com os principais pré-candidatos à Presidência da República. As conversas serão realizadas nos meses de junho e julho. Partidos e coligações têm até 15 de agosto para apresentarem requerimento de registro de candidatos ao cargo à Justiça Federal.
Eleitores escolhem o presidente do Brasil em 7 de outubro, no primeiro turno do pleito de 2018. Se houver, o segundo turno está marcado para 28 de outubro.
Acompanhe as entrevistas já realizadas:
Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) concedeu entrevista em 30 de junho. Durante uma hora, quando a greve dos caminhoneiros era o principal assunto do dia, Alckmin discorreu sobre suas propostas para governar o Brasil e disse que não privatizaria a área de prospecção da Petrobras, mas sim de transporte, refino e distribuição. Assista à entrevista.
Reconhecendo-se como um contestador do sistema político brasileiro, o pré-candidato pelo Podemos à Presidência, Alvaro Dias, foi entrevistado em 29 de junho. Ele prega o que chama de refundação da República, com redução do número de partidos – apesar de já ter passado por seis partidos e agora fazer parte de uma nova agremiação, a qual define como movimento. Assista à entrevista.
O mais jovem pré-candidato e uma das principais lideranças da esquerda no país, Guilherme Boulos, 36 anos, do PSOL, foi entrevistado em 16 de julho. O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto defende a implementação de mecanismos de democracia direta, investimentos públicos em infraestrutura social e reforma tributária progressiva, com taxação concentrada na renda dos "super-ricos". Assista à entrevista.
Com origens políticas no PT, Marina Silva deixou o partido em 2009 após três décadas de militância, dizendo que não tinha mais ilusões e que todas as siglas têm problemas a serem saneados. Nesta terceira tentativa de chegar à Presidência da República, tem o desafio de viabilizar um partido novo, a Rede, com pouco tempo de TV e sem grandes coligações nacionais. Assista à entrevista.
Dono de um patrimônio de R$ 377 milhões, conquistado com seu trabalho no mercado financeiro, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles fala sem aparentar preocupação com os índices nas pesquisas, que o colocam ao lado de candidatos de partidos nanicos. Assista à entrevista.
Em versão repaginada na comparação com ele mesmo quando disputou a eleição presidencial, em 2002, Ciro Gomes está mais calmo e treinado para falar diante das câmeras sem perder a paciência. Aperfeiçoou a tática de despejar números, citar lugares longínquos de diferentes pontos do país e não poupar adversários. Assista à entrevista.