Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha neste domingo (10), 82% dos brasileiros consideram ruim ou péssimo o governo de Michel Temer.
Este é o primeiro levantamento feito depois da greve dos caminhoneiros, que desabasteceu o país e colocou o governo em xeque. A reprovação aumentou 12 pontos percentuais desde o último levantamento, feito em abril, quando Temer era rejeitado por 70% dos entrevistados.
Com as marcas atingidas, Temer bateu seu próprio recorde como presidente mais impopular desde a redemocratização do país, segundo o instituto. No levantamento, apenas 3% dos brasileiros consideram o governo Temer ótimo ou bom, e 14% acham sua gestão regular.
A apuração indicou ainda que a impopularidade de Temer cresceu em todas as faixas de renda e escolaridade, e nas cinco regiões do país. No Nordeste, o presidente é rejeitado por 87%. No Sul e no Sudeste, o índice é de 80%.
As Forças Armadas lideram o ranking de instituição em que a população mais confia, segundo a pesquisa. O percentual dos que confiam em militares é de 37% (em abril, era de 43%), enquanto 41% atestam confiar um pouco e 20% declaram não confiar. Outras instituições ficaram com baixo índice de credibilidade: partidos (68% não confiam), o Congresso (67%) e a Presidência (64%).
No Supremo Tribunal Federal, segundo o Datafolha, 14% dos entrevistados confiam e 43% confiam um pouco. A imprensa ficou com 16% de confiança e 45% de um pouco de confiança no levantamento. O Datafolha ouviu 2.824 eleitores de 174 municípios na quarta (6) e na quinta (7).