O presidente Michel Temer disse, nesta quinta-feira (26), que as penitenciárias são "verdadeiras escolas do crime" e que espera ainda no seu mandato construir presídios de acordo com o determinado na Constituição.
— Pretendo, e deveremos, ainda neste tempo que nos resta, cumprir dispositivo constitucional que manda que o preso cumpra a sua pena de acordo com a natureza do delito — prometeu, sem dar detalhes.
Em cerimônia de entrega de Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional (Selo Resgata), no Palácio do Planalto, Temer disse ainda que o tema segurança pública "ajuda a construir cidadania" e estará sempre na pauta.
— Fomos capazes de trazê-lo (o tema segurança) para a pauta política — disse Temer, que, desde a intervenção na segurança do Rio de Janeiro, tem usado o assunto como uma de suas principais bandeiras.
Temer destacou os pedidos por uso das Forças Armadas por 11 Estados, citou a criação da pasta da Segurança Pública e disse que o governo conseguiu ter coragem de enfrentar o tema sem invadir competências.