O ex-secretário estadual da Segurança Pública Airton Michels rebateu as críticas do ex-secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre Luiz Fernando Záchia, que passou cinco dias detido em uma ala do Presídio Central, em 2013, em decorrência da Operação Concutare. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, Záchia afirmou que foi encaminhado ao presídio a pedido de Michels, que comandava a pasta durante o governo de Tarso Genro (PT) e alega ter apenas cumprido uma ordem do Poder Judiciário.
— Ele não citou o nome do delegado, do agente do Ministério Público Federal, e coloca como responsável da prisão dele a mim, secretário. A mim, cabia cumprir ordens judiciais. E me foi dada a ordem de colocar ele e outros presos provisórios. Apenas cumpri uma ordem judicial — disse Michels, também ao Gaúcha Atualidade.
Luiz Fernando Zachia foi preso em abril de 2013 em operação deflagrada pelo Ministério Público Federal (MPF), suspeito de envolvimento em esquema de pagamentos de propina para fraudar processos de licenciamento ambiental. Apesar de ter sido indiciado, cinco anos depois, Zachia ainda não foi denunciado por envolvimento no esquema.
Ouça a íntegra da entrevista de Záchia:
Ouça a íntegra da entrevista de Michels: