Um dia antes do julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Supremo Tribunal Federal (STF), movimentos organizam protestos em diversas capitais do país, nesta terça-feira (3), contra uma eventual decisão favorável ao petista. Em Porto Alegre, o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua convocam para ato que será realizado no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, a partir das 18h.
A coordenadora do MBL no Rio Grande do Sul, Paula Cassol, afirmou que o evento busca "demonstrar a indignação da população" e o "fim da impunidade". Segundo ela, o tema de execução provisória da pena após condenação em 2ª instância vai além do caso do ex-presidente Lula, pois pode beneficiar presos da Operação Lava-Jato e outros criminosos. Paula diz ainda que o pedido do petista "furou a fila" de outros hábeas na Corte, como o do ex-ministro Antonio Palocci, demonstrando um "casuísmo".
— Vamos para as ruas. Não podemos terceirizar as responsabilidades e ficar reclamando em casa. [...] Pelo fim da impunidade, as pessoas vão às ruas manifestar sua indignação — disse.
A coordenadora disse que o movimento não costuma trabalhar com expectativa de público para os eventos, mas que a repercussão do ato está "muito boa". Na página do MLB-RS, até as 18h desta segunda-feira (2), 329 pessoas haviam confirmado presença no protesto e 573 estavam interessadas.
Na página do Vem Pra Rua, eram 1,5 mil pessoas confirmadas e 3,7 mil interessadas.
No Estado, os movimentos também devem realizar atos em Gramado, Lajeado, Passo Fundo, São Vicente do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo, São Lourenço do Sul e Santa Maria.
Trânsito
Em razão do ato no Parcão, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai realizar bloqueio na Avenida Goethe, a partir das 18h. A interrupção será em duas das três pistas da via, no sentido norte-sul, entre as ruas 24 de Outubro e Mostardeiro.
Existe a possibilidade de bloqueio total neste trecho da avenida, a partir das 20h, caso o número de participantes aumente no decorrer da manifestação. Se isso ocorrer, agentes da EPTC vão sinalizar no local os melhores desvios para os motoristas que se deslocam pela região.
Segurança
O coronel da Brigada Militar (BM) Jefferson de Barros Jacques, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), informou que o órgão está monitorando a situação:
— Estamos acompanhando o cenário do evento e vamos destacar o efetivo proporcional e necessário para o local, caso seja necessário.
Atos pró-Lula
Na quarta-feira (4), dia do julgamento do mérito do hábeas, a Frente Brasil Popular deve realizar uma vigília simbólica na Esquina Democrática, no centro da Capital, a partir das 12h, em defesa de Lula. No mesmo local, um ato popular está programado para ocorrer às 17h30min. Representantes do PT vão participar dessas manifestações.