Manifestantes contrários à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizaram um ato em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (5). A manifestação, que percorreu ruas do bairro Cidade Baixa, ocorreu poucas horas após o juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinar o início do cumprimento da pena do petista.
O grupo, acompanhado de um carro de som, saiu da sede do PT na Rua Lima e Silva, por volta das 20h30min, e seguiu pela Avenida Loureiro da Silva e pelas ruas José de Patrocínio, República e retornaram para a sede do partido.
Durante o trajeto da caminhada, houve princípio de confusão entre manifestantes e motoristas que tentaram passar pelo bloqueio. No entanto, não foram registrados confrontos.
O protesto foi finalizado às 21h30min. A intenção do ato, segundo os organizadores, era convocar militantes para a manifestação que vai ocorrer nesta sexta-feira, às 17h, na Esquina Democrática, no Centro.
Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por crimes relacionados ao caso do triplex do Guarujá, no âmbito da Operação Lava-Jato.