Uma nova pesquisa do instituto Datafolha apontou que a maioria dos brasileiros considera justa a prisão de réus em 2ª instância, sendo que o apoio a este entendimento foi maior nas regiões Sul, Sudente e Centro-Oeste do país. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com o instituto, a pesquisa realizada entre os dias 11 e 13 de abril apontou que 57% dos entrevistados considera justo que um condenado seja detido ainda que tenha a possibilidade de recorrer a instancias superiores. Já 36% afirmou considerar justa a prisão somente após o processo passar por todas instâncias possíveis. Não souberam responder 6%.
O Datafolha também questionou os entrevistados sobre a situação do país após a Operação Lava-Jato e concluiu que caiu o número de pessoas que acreditam que a corrupção irá diminuir. Para 51% dos brasileiros a corrupção continuará na mesma proporção de sempre (eram 44% em pesquisa anterior). Para 10% dos entrevistados, ela irá aumentar.
O Datafolha ouviu 4.194 pessoas em 227 municípios do país e afirma que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.