A deputada estadual e pré-candidata à Presidência da República Manuela D'Ávila (PCdoB), que está em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece nesta sexta-feira (6), criticou a decisão do juiz Sergio Moro de mandar prender o líder petista. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, a parlamentar afirmou que "Sergio Moro chega a ser indiscreto na sua predileção política".
Manuela voltou a afirmar que Lula foi condenado sem provas pelo caso do triplex do Guarujá. Ela criticou ainda o fato de Moro ter divulgado a ordem de prisão minutos após receber o ofício do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) sobre a não existência de impedimento para que o mandado fosse cumprido.
— Eu defendo um Poder Judiciário que julgue a partir da existência de provas. (...) O juiz Sergio Moro chega a ser indiscreto na sua predileção política, seja pelos sorrisos e abraços e a impunidade a membros de outros partidos, seja pelo tempo, já devia estar pronta a ordem de prisão do Lula — afirmou.
Sobre a definição do petista, se ele irá ou não se entregar à Polícia Federal até as 17h desta sexta-feira, como determinou Moro, Manuela disse que essa é uma decisão pessoal do ex-presidente.
— Todos nós temos bastante claro que essa é uma decisão individual dele. São reflexões que ele está fazendo a partir de inúmeras escutas, que tem feito com todos nós que estamos por ali com ele — afirmou.
Questionada sobre o estado de espírito de Lula, a deputada afirmou que ele está indignado com a sentença.
Não conheço alguém que seja condenado de forma injusta e que não fique profundamente indignado. Então acho que o Lula carrega essa indignação e ela é crescente nos últimos dias. (...) Ele segue sendo a voz mais firme de todos nós, a que menos se abate diante disso.
Manuela comparou a prisão de Lula à de líderes como Olga Benário Prestes e Nelson Mandela.
— Essas pessoas pelas lutas que travaram estiveram no cárcere, assim como Lula deverá estar nos próximos dias.
Confira a entrevista completa da deputada: