A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no final da tarde desta sexta-feira (23), em São Leopoldo pode complicar o trânsito na Região Metropolitana, especialmente na BR-116. O fechamento de vias centrais do município começa às 17h, sob orientação da Brigada Militar. Por isso, a BM recomendou, por meio de nota, que as pessoas retornem mais cedo as suas residências para evitar complicações no trânsito na região.
Lula deve iniciar o ato público às 19h no Ginásio Municipal de São Leopoldo. Ali devem se concentraram os apoiadores do ex-presidente. Cerca de 800 metros dali, grupos contrários ao ex-presidente prometem realizar protesto no mesmo horário.
Conforme o comandante do 25º Batalhão da BM, tenente-coronel Carlos Daniel, a recomendação de antecipar o retorno se deve exclusivamente a questões de trânsito.
— São Leopoldo é truncada de acessos. Se as pessoas puderem se antecipar, é prudente. Principalmente, quem usa a BR-116, que antecipe o seu retorno. As manifestações estão se apresentando como ordeiras.
O comandante garantiu que não será permitido o bloqueio da BR-116 pelos manifestantes.
Recomendação aos participantes do ato
Para quem vai ao evento pró-Lula, o comandante sugere que as pessoas entrem em São Leopoldo pela Avenida Unisinos, utilizem a Rua João Correa até a Avenida Mauá, por onde podem seguir até o local do ato.
Para os apoiadores que seguem de Novo Hamburgo para São Leopoldo, a orientação da BM é que se use os acessos internos da cidade.
Para quem pretende utilizar o Trensurb, o ponto de parada recomendado é a Estação Rio dos Sinos, onde haverá reforço no policiamento.
Confira a íntegra da nota do 25º BPM:
"Bom dia a todos. Na data de hoje sugiro que orientem de forma tranquila, amigos, familiares, estudantes e comunidade em geral, a retornarem a suas residencias mais cedo, devido as movimentacoes referente ao evento Lula e manifestantes contrários. Naturalmente haverá conflitos de trânsito, pelo fechamento de vias e movimentacoes de manifestantes. Por volta das 16h, já começam os trabalhos de fechamentos de ruas, em consonância as acões de segurança adotadas pela BM. A Brigada Militar está trabalhando para garantir indistintamente, a segurança de todos os cidadãos e manifestantes geral. Obrigado."